Sociedade Esportiva Palmeiras - Campeão Brasileiro 2018




Títulos do Campeonato Brasileiro de Futebol

6 títulos - Flamengo, Corinthians e São Paulo
5 títulos - Palmeiras
4 títulos - Vasco
3 títulos - Internacional, Fluminense e Cruzeiro
2 títulos - Grêmio e Santos
1 título - Atlético Mineiro, Botafogo, Bahia, Coritiba, Atlético Paranaense, Sport e Guarani.

2018
Esta foi a 62ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1959). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.

O Palmeiras se sagrou campeão ao vencer o Vasco da Gama na penúltima rodada. Este foi o décimo título da equipe paulista, isolando-se como o maior campeão nacional do futebol brasileiro. Além do Palmeiras, Flamengo, Internacional, Grêmio, São Paulo e Atlético Mineiro se classificaram à Libertadores 2019 através desta edição do Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil 2018, e Atlético Paranaense campeão da Copa Sul-Americana 2018, também participarão do maior torneio de clubes da América.



2017
Esta foi a 47ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1971). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
A Série A de 2017 (principal divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol) foi disputada entre 13 de maio a 3 de dezembro de 2017. O Corinthians conquistou antecipadamente seu sétimo título de campeão brasileiro. Os quatro últimos colocados (Coritiba, Avaí, Ponte Preta e Atlético Goianiense) foram rebaixados para a Série B de 2018.
Com a ampliação de clubes na Copa Libertadores a partir da edição de 2017 o Campeonato Brasileiro passou a classificar os seis primeiros colocados, além disso, o Campeonato Brasileiro voltou a indicar as vagas nacionais para a Copa Sul-Americana. Nos anos anteriores as vagas para a Sul-Americana foram preenchidas pelo desempenho combinado da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro; além do campeão da Copa do Nordeste e da Copa Verde. A partir do Campeonato Brasileiro de 2016 as vagas da Sul-Americana serão preenchidas pelos 7º a 12º lugares na classificação da Série A.



2016
Esta foi a 46ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1971). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
A Série A de 2016 (principal divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol) foi disputada entre 14 de maio a 11 de dezembro de 2016. O Palmeiras conquistou antecipadamente o nono título de campeão brasileiro. Os quatro últimos colocados (América Mineiro, Figueirense, Internacional e Santa Cruz) foram rebaixados para a Série B de 2017.
Com a ampliação de clubes na Copa Libertadores a partir da edição de 2017 o Campeonato Brasileiro passou a classificar os seis primeiros colocados, além disso, o Campeonato Brasileiro voltou a indicar as vagas nacionais para a Copa Sul-Americana de 2017. Nos anos anteriores as vagas para a Sul-Americana foram preenchidas pelo desempenho combinado da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro; além do campeão da Copa do Nordeste e da Copa Verde. A partir desta edição, as vagas da Sul-Americana serão preenchidas pelos 7º a 12º lugares na classificação da Série A.


2015
Esta foi a 45ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1971). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
A Série A de 2015 (principal divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol) foi disputada entre 9 de maio a 6 de dezembro de 2015. O Corinthians conquistou seu sexto título da competição com três rodadas de antecedência. Avaí, Vasco da Gama, Goiás e Joinville foram rebaixados para a Série B de 2016.
O Campeonato Brasileiro de Futebol 2015 foi a edição o maior número de clubes de catarinenses da história dos pontos corridos; Santa Catarina foi representada por quatro clubes: Avaí, Chapecoense, Figueirense e Joinville. Também foi a edição com menor número de representantes nordestinos na era dos pontos corridos. Apenas o Sport Recife representou a Região Nordeste. O estado de São Paulo teve o maior número de representantes (5) e a Região Sudeste foi a região brasileira com mais clubes na Série A 2015 (10).
A classificação para a Copa Sul-Americana a partir da edição 2012 do Campeonato Brasileiro de Futebol passou a ser definida pelo desempenho dos clubes na Copa do Brasil.


2014
Esta é a 44ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1971). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
A Série A de 2014 (principal divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol) foi disputada de 20 de abril a 7 de dezembro de 2014. A competição foi interrompida entre junho e julho para a realização da Copa do Mundo de 2014. O Cruzeiro Esporte Clube conquistou seu quarto título da competição com duas rodadas de antecedência. Este é o primeiro título consecutivo do Cruzeiro no Brasileirão. A Raposa foi campeã em 1966 (Taça Brasil), 2003, 2013 e 2014.A partir da edição de 2014, o campeão da Copa do Brasil disputará a Supercopa do Brasil de 2015.
A Supercopa do Brasil é uma competição disputada entre o Campeão Brasileiro e o campeão da Copa do Brasil do ano anterior. A Supercopa do Brasil foi disputada em 1990 e 1991 e retornará em 2015 com os campeões nacionais de 2014.
A classificação para a Copa Sul-Americana a partir da edição 2012 do Campeonato Brasileiro de Futebol passou a ser definida pelo desempenho dos clubes na Copa do Brasil.



2013
Esta foi a 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1971). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
O Cruzeiro conquistou o Campeonato Brasileiro da Série A de 2013. A Série A de 2013 (principal divisão do Campeonato Brasileiro de Futebol) foi disputada de 26 de maio e 8 de dezembro de 2013. A competição foi interrompida na segunda quinzena de junho para a realização da Copa das Confederações de 2013.
Portuguesa, Vasco da Gama, Ponte Preta e Náutico foram rebaixados à Série B de 2014.
A classificação para a Copa Sul-Americana a partir da edição 2012 do Campeonato Brasileiro de Futebol passou a ser definida pelo desempenho dos clubes na Copa do Brasil.



2012
Esta foi a 42ª edição do Campeonato Brasileiro de Futebol (utilizando a contagem a partir de 1971). A competição de futebol mais importante do Brasil foi disputada no sistema de pontos corridos, ou seja, a equipe que marcar mais pontos é declarada campeã - mesmo regulamento dos anos anteriores.
A classificação para a Copa Sul-Americana a partir da edição 2012 do Campeonato Brasileiro de Futebol passa neste ano a ser definida pelo desempenho dos clubes na Copa do Brasil.
A forma de disputa é a mesma dos anos anteriores. As 20 equipes da Série A 2012 jogaram entre si em dois turnos no sistema de pontos corridos. As 4 primeiras equipes se classificaram para a Copa Libertadores 2013 e as 4 últimas Atlético GO, Figueirense, Palmeiras e Sport foram rebaixadas para a Série B 2013.

2011
O Corinthians conquistou seu quinto título do Campeonato Brasileiro na última rodada ao empatar com o arqui-rival Palmeiras no Pacaembu.
Os quatro últimos colocados Atlético (PR), Ceará (CE), América (MG), Avaí (SC), serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem também quatro equipes para compor a Série A em 2012, que contará com 20 participantes.
2010
Teve início em maio e terminou em dezembro de 2010, com organização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Durante o período da Copa do Mundo FIFA de 2010 o campeonato foi interrompido nas Séries A e B, retornando em seguida. Teve como campeões o Fluminense Football Club
Os quatro últimos colocados Vitória (BA), Guarani (SP), Goiás (GO), Grêmio Prudente (SP)serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem também quatro equipes para compor a Série A em 2011, que contará com 20 participantes.
2009
O título e as vagas na Copa Libertadores só foram definidos na última rodada. O Flamengo precisava de uma vitória sobre o Grêmio, no Maracanã, para conquistar o título brasileiro depois de 17 anos, resultado que se confirmou com os 2 a 1.  Internacional e São Paulo, que também lutavam pelo título, ficaram com as vagas na Copa Libertadores, além do Cruzeiro. O Corinthians já estava classificado antecipadamente por ter conquistado a Copa do Brasil.
Os quatro últimos colocados Coritiba (PR), Santo André (SP), Náutico (PE), Sport (PE) serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem também quatro equipes para compor a Série A em 2010, que contará com 20 participantes.
2008
O São Paulo Futebol Clube sagrou-se tricampeão consecutivo da Série A, feito inédito até então, sexto título brasileiro no total, ao vencer o Goiás por 1 a 0 na última rodada. Classificaram-se a Copa Libertadores da América de 2009 o Grêmio, vice-campeão, Cruzeiro e Palmeiras. O Sport Recife estava previamente classificado por ter sido campeão da Copa do Brasil.
Os quatro últimos colocados Figueirense (SC), Vasco (RJ), Portuguesa (SP), Ipatinga (MG)serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem também quatro equipes para compor a Série A em 2009, que contará com 20 participantes.
2007
A fórmula da Série A de 2007 foi idêntica a do ano anterior, com 20 participantes jogando em grupo único, todos contra todos, em turno e returno. Teve início dia 12 de Maio de 2007 e terminou em 2 de Dezembro de 2007.
Com quatro rodadas de antecipação, o São Paulo Futebol Clube conquistou o título brasileiro pela quinta vez em sua história ao derrotar o América de Natal no Estádio do Morumbi por 3 a 0 em 31 de outubro
Os quatro últimos colocados Corinthians (SP), Juventude (RS), Paraná (PR), América (RN) serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem também quatro equipes para compor a Série A em 2008, que contará com 20 participantes.
2006
Repetiu a fórmula de disputa dos últimos anos, com todos os times se enfrentando em turno e returno. Seguindo planejamento iniciado no ano de 2003, o número de clubes nas Séries A e B foi reduzido para 20 em cada. Com duas rodadas de antecedência, o São Paulo sagrou-se campeão, conquistando o seu quarto título nacional. O clube comemorou o título no dia 19 de novembro no estádio do Morumbi, em jogo contra o Atlético Paranaense que terminou empatado em 1 a 1.
Os quatro últimos colocados Ponte Preta (SP), Fortaleza (CE), São Caetano (SP), Santa Cruz (PE) serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem também quatro equipes para compor a Série A em 2007, que contará com 20 participantes.
2005
Foi marcado pelo escândalo da anulação de algumas partidas apitadas pelo agora ex-árbitro Edilson Pereira de Carvalho. O campeonato teve a maior média de público e de gols dos últimos anos. Nele foram revelados grandes jogadores como Fred e Rafael Sóbis. Além disso o torneio foi o mais equilibrado desde que se iniciou a fórmula por pontos corridos em 2003, já que o campeão, o último classificado à Copa Libertadores da América e o último rebaixado só foram decididos na última rodada. A edição de 2005 terminou com a equipe paulista do Corinthians campeã pela quarta vez.
Os quatro últimos colocados Coritiba (PR), Atlético (MG), Paysandu (PA), Brasiliense (DF)* serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem duas equipes para compor a Série A em 2006, que contará com 20 participantes.
2004
Foi o segundo disputado em sistema de pontos corridos, e teve como vencedor o Santos, comandado pelo técnico Wanderlei Luxemburgo. Em segundo lugar ficou o Atlético Paranaense, que esteve na liderança por 11 rodadas seguidas, mas perdeu a posição na penúltima rodada. Graças a essa disputa, o campeonato ficou sem definição até os últimos jogos.
Os quatro últimos colocados Criciúma (SC) , Guarani (SP), Vitória (BA), Grêmio (RS) serão automaticamente rebaixados  para a Série B, de onde sobem duas equipes para compor a Série A em 2005, que contará com 22 participantes.
2003
Pela primeira vez foi disputado no sistema de pontos corridos, ou seja, todos os times enfrentariam-se entre si, em turno e returno, e a equipe que fizesse mais pontos seria consagrada como campeão brasileiro, sem a existência de partidas finais eliminatórias.Com uma excelente campanha, o Cruzeiro foi notavelmente superior às demais equipes participantes do torneio, sagrando-se pela primeira vez campeão do torneio. A equipe mineira treinada por Vanderlei Luxemburgo e comandada em campo por Alex terminou a competição com 100 pontos.
Os dois últimos colocados Fortaleza (CE), Bahia (BA) serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem duas equipes para compor a Série A em 2004, que contará com 24 participantes.
2002
Foi o último disputado antes da adoção do sistema de pontos corridos, ou seja, o último com final. O campeão foi o Santos, com time de jovens jogadores do Santos classificou-se em 8º lugar na primeira fase (bastava uma vitória do Coritiba contra o já rebaixado Gama, na última rodada, para que o Santos ficasse de fora, mas o clube do Distrito Federal surpreendeu, vencendo por 4 x 0) e acabou como campeão, após grandes vitórias contra o São Paulo, o melhor da 1ª fase, o Grêmio e o Corinthians.
Os quatro últimos colocados Portuguesa (SP), Palmeiras (SP), Gama (DF), Botafogo (RJ) serão automaticamente rebaixados para a Série B, de onde sobem duas equipes para a Série A em 2003.
2001
Foi vencido pelo Atlético Paranaense, que conquistou o seu primeiro título nacional e tornou-se o 14º campeão brasileiro em 31 anos de certame. O São Caetano, que disputou seu segundo campeonato, foi vice-campeão pela segunda vez.
Os quatro últimos colocados Santa Cruz (PE), América (MG), Botafogo (SP), Sport (PE)serão automaticamente rebaixados  para a Série B, de onde sobem duas equipes para compor a Série A em 2002, que contará com 26 participantes.
2000
O mais conturbado Nacional de todos os tempos acabou com a mais confusa final: uma grade de São Januário cedeu, interrompendo a decisão entre o favorito Vasco e a zebríssima São Caetano. O jogo foi para o Maracanã e aí Romário levou seu primeiro Brasileirão.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1999
Para ganhar mais um título, o Corinthians não precisou de jogadores jurando amor à camisa, da força da torcida e nem de um elenco unido.Enterrando esses e outros mitos do futebol, o time sobrou neste Brasileirão.
Ao final da Primeira Fase, os quatro clubes com pior média de pontos obtidos (número de pontos ganhos dividido pelo número de jogos realizados) nos torneios 1998 e 1999, caem para a Série B em 2000. Para Gama-DF e Botafogo-SP será considerada somente a média conseguida neste ano Paraná (PR), Juventude (RS).
1998
Foi duro vencer na final o Cruzeiro em três jogos, mais difícil, porém, foi derrotas as próprias vaidades Mas Edílson desequilibrou e o Timão era Bicampeão Nacional.
Os quatro clubes América (MG), Goiás (GO), Bragantino (SP), América (RN) com pior colocação ao final da Primeira Fase, serão rebaixados para a Série B de 1999.
1997
Foi o ano de Edmundo. O craque estava disposto a se reabilitar de seguidos insucessos e se recuperou em seu clube de origem. Sorte do Vasco, que chegou ao tri brasileiro com dois empates nas finais contra o Palmeiras, ambas por 0x0.
Os quatro clubes com pior colocação Bahia (BA), Criciúma (SC), Fluminense (RJ), União São João (SP) ao final da Primeira Fase, serão rebaixados para a Série B de 1998.
1996
A Portuguesa, conseguiria segurar o Grêmio dentro do Olímpico ? Estava conseguindo. Até o finalzinho quando Aílton entrou e definiu a vitória com um chute certeiro. Chamado de time copeiro, equipe de guerreiros, em meio a tantos chavões, o Grêmio fatura o título e inicia a sua caminhada rumo a Libertadores 1997.
Os dois últimos colocados Fluminense (RJ), Bragantino (SP) na classificação geral, seriam rebaixados para a Série B. Mas, graças a CBF, não aconteceu.
1995
A nostalgia rondou o Pacaembu. Botafogo e Santos, protagonistas de grandes clássicos nos anos 60, fizeram uma final de arrepiar, toda em preto e branco. Deu Fogão, do artilheiro Túlio Maravilha.
Os dois últimos colocados Paysandu (PA), União São João (SP) na classificação geral, independente de grupo, foram rebaixados para a Série B.
1994
Os melhores jogadores do país, um estrategista no banco de reservas, e a diretoria (finalmente) unida em torno de um objetivo. O Palmeiras, que já tinha todos os ingredientes para ganhar o título, planejou e chegou lá. Essa foi a vitória do profissionalismo.
Os dois últimos colocados Remo (PA), Náutico (PE) na Repescagem, foram rebaixados para a Série B de 1995.
1993
O timaço que a Parmalat, patrocinadora do Palmeiras, montou para o Verdão começou a dar frutos naquele ano mesmo: Campeão Paulista, do Rio-São Paulo e, no fim de ano, Campeão Brasileiro. Foi um ano inesquecível para quem ficou 16 anos na fila. 
Os quatro últimos colocados dos grupos C e D América (MG), Ceará (CE), Coritiba (PR), Santa Cruz (PE), Atlético (PR), Goiás (GO),Fortaleza (CE), Desportiva (ES) serão rebaixados para a Série B de 1994, independentemente da classificação geral que atingirem referente a sua pontuação.
1992
A decisão foi manchada por um acidente terrível, em que uma grade da arquibancada cedeu. Centenas de pessoas caíram sobre as gerais, matando três torcedores do Flamengo. Nunca mais o Maracanã receberia um público tão grande. Um público digno de um Mengão campeão.
Os dois últimos colocados Náutico (PE), Paysandu (PA) na classificação geral serão rebaixados para a Série B de 1993.
1991
O tricolor teve três chances seguidas para levantar o seu terceiro título nacional. Na última, com um esquadrão que tinha Raí, Leonardo, Zetti e Müller, não deixou que ele escapasse de novo.
Os dois últimos colocados Grêmio (RS), Vitória (BA) na classificação geral foram rebaixados.
1990
O gol do primeiro título nacional do Timão saiu assim: Confusão na área, Fabinho chuta, a defesa tenta salvar e aparece Tupãzinho que com um carrinho esperto marca.
Os dois últimos colocados São José (SP), Internacional (SP) na classificação geral foram rebaixados.
1989
O Vasco, dono da melhor campanha da primeira fase, tinha um estranha opção na decisão contra o São Paulo: se escolhesse jogar a primeira partida fora de casa e ganhasse, seria campeão. Pagou para ver e saiu do Morumbi com a taça. Portanto, a opção realmente era certa.
Os seis eliminados jogam entre si em turno e returno. Todos começam do zero na pontuação e apenas o campeão e o vice ficam garantidos para 1990. Os outros quatro clubes Atlético (PR), Guarani (SP), Sport (PE), Coritiba (PR)* são rebaixados para a Série B.
1988
O Bahia não teve de lutar apenas contra a desconfiança da imprensa brasileira e contra o forte time do Inter. Precisou superar até mesmo o sobrenatural. Ao entrar no Beira Rio, os jogadores tricolores viram, na porta do vestiário, uma gigantesca macumba. O "trabalho" visava equilibrar a guerrilha espiritual, já que muitos colorados atribuíam a vitória do Bahia por 2x1, de virada, no primeiro jogo das finais às artes dos babalorixás de Salvador. A equipe baiana, porém, não se impressionou com o despacho. "Fazer trabalho contra baiano é perda de tempo", disse o técnico Evaristo de Macedo.
Os quatro últimos colocados Bangu (RJ), Santa Cruz (PE), Criciúma (SC), América (RJ) na classificação geral, não importando a qual grupo pertença, serão rebaixados para a Série B de 1989.
1987
A Copa União nasceu após o Campeonato Brasileiro de 1986 ter sido um dos mais confusos de todos os tempos, repleto de disputas no tapetão. Para 1987, os 13 clubes considerados de maior torcida no país (Atlético-MG, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco) fundaram o Clube dos 13 e decidiram organizar um torneio próprio, a Copa União, com 16 clubes. A idéia, na teoria, era ótima. Agregando um novo elemento ao futebol brasileiro, o projeto de marketing, com fortes patrocinadores como Coca-Cola, Varig e TV Globo, que renderiam os valores esperados aos clubes. Mas tudo já começava com alguns erros, principalmente por ignorar critério técnico, deixaram de fora o Guarani, vice campeão de 1986 e o América, do Rio, quarto colocado, para incluir Coritiba, Goiás e Santa Cruz, que eram de três estados importantes financeiramente. Como era esperado, e com razão, os demais clubes chiaram, e muito.
Um acordo acabou sendo criado entre Clube dos 13 e CBF: a Copa União seria o módulo verde, além de outros módulos (amarelo, branco e azul) com os demais clubes. Para não perder totalmente a autoridade, a CBF impôs um cruzamento entre campeão e vice dos módulos verde e do amarelo, para definir o campeão brasileiro. Aí é que começa a confusão. O Clube dos 13 aceitou o acordo, mas seus membros combinaram entre si que não fariam o cruzamento final. O problema é que o Clube dos 13 enviou um representante a uma reunião com a CBF, que acabou concordando com o quadrangular final. Quem era esse representante ? Eurico Miranda ..... Em janeiro de 1988 a CBF organizou o quadrangular decisivo entre Flamengo, Internacional, Sport e Guarani. Os dois primeiros se negaram a jogar e foi organizada uma decisão entre os dois últimos, vencida pelo time pernambucano. A CBF indicou Sport e Guarani, campeão e vice oficiais, para a Libertadores 1988. Consideramos Sport e Flamengo como campeões brasileiros de 1987 por entender que os dois times, e suas torcidas, tem motivos para reivindicar o título e não tem culpa das confusões armadas pelos cartolas.
1986
Até o último minuto da prorrogação, Careca e Evair estavam empatados com 24 gols e o Guarani vencia por 3x2, levando a taça. Foi quando Careca soltou a bomba e levou a decisão para os pênaltis. Deu São Paulo campeão e Careca artilheiro.
Pelo regulamento deveriam ter sido rebaixados os clubes desclassificados na primeira fase (Operário-MS, Sampaio Corrêa, Remo, Coritiba, Botafogo-PB, Sergipe, Paysandu, Tuna Luso, Piauí, Operário-MT, Fortaleza e Alecrim), mais
os dois últimos colocados em cada grupo na segunda fase (Botafogo-RJ, Ponte Preta, Vitória, Central, Sport, Comercial-MS, Nacional e Sobradinho). Devido a virada de mesa e organização da Copa União pelo Clube dos Treze
e não pela CBF, tudo isso foi desconsiderado e os clubes convidados para participar do torneio de 1987, divididos em divisões, sem respeitar o critério técnico.
1985
Na final mais inusitada de Campeonato Brasileiro, o Coritiba,  que eliminou o Atlético-MG nas semifinais, derrotou o surpreendente
Bangu do bicheiro Castor de Andrade. Curitiba virou a nova capital do futebol brasileiro, fazendo um carnaval nunca visto.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1984
Era uma final inédita, colocando, frente a frente, dois clubes cariocas: o Vasco (melhor ataque), e o Fluminense, um time que parecia se multiplicar em campo. Com justiça, a festa acabou nas Laranjeiras.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1983
O maior público já presente a uma final de Campeonato Brasileiro (155.253 pessoas) viu nesse domingo um espetáculo inesquecível: Flamengo 3x0 Santos, placar que deu o Tri Brasileiro ao Rubro-Negro.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1982
Eram os tempos em que o Campeonato Brasileiro se chamava Taça de Ouro. Mais uma vez o Flamengo estava na final e o bi rubro-negro só veio na 3ª partida, no Olímpico.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1981
O mesmo Ênio Andrade que deu o título nacional ao Internacional, em 1979, agora oferecia sua primeira conquista do Brasileirão ao outro grande de Porto Alegre, o Grêmio.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1980
Nunes marca o terceiro gol do Flamengo na final contra o Atlético e leva o povão rubro-negro ao delírio. Pela primeira vez o Mengão ganhava o Campeonato Brasileiro.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1979
Foram 23 jogos, nenhuma derrota. A campanha do tricampeonato do Inter é inédita. Falcão & Cia ainda tiveram apenas seis empates. E, para completar, na final, duas vitórias sobre o Vasco: 2x0 no Maracanã, no Rio e 2x1 no Beira Rio, em Porto Alegre.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1978
O inédito título para uma equipe do interior do Brasil revelou um artilheiro para o País. Careca se destacou e ainda fez o gol da vitória e do título na grande final.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1977
Pela primeira vez o título foi decidido nos pênaltis. E o tricolor paulista, com a ajuda da catimba do goleiro Waldir Peres, levou a taça para o Morumbi, mesmo fazendo uma campanha inferior a do Atlético-MG.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1976
Apesar da invasão dos corintianos na semi-final contra o Fluminense no Rio, em Porto Alegre foi o povão colorado que lotou o Beira Rio para festejar o Bi Campeonato Nacional.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1975
Ele é até hoje o maior artilheiro da história do Brasileirão. A grande final reuniu os mineiros do Cruzeiro, de Nelinho, Piazza, Raul e Palhinha, contra os gaúchos do Internacional, de Figueroa, Falcão e Manga. O duelo histórico terminou com a vitória colorada, com gol de Figueroa.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1974
Pela primeira vez um time do Rio de Janeiro ganha o Campeonato Nacional. Mas não foi só isso: esse campeonato marcou o primeiro o primeiro título de goleador para Roberto Dinamite, com 16 gols.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1973
O jogo que decidiu o título de 1973, colocou frente a frente os dois grandes rivais São Paulo e Palmeiras. Luís Pereira em grande fase à frente da zaga verde segurou o ataque tricolor em um 0x0 que garantiu o primeiro bi-campeonato Nacional ao Verdão.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1972
Foi a primeira final entre clubes de São Paulo e Rio de Janeiro. E foi uma partida muito disputada, que acabou em 0x0.
Prevaleceu a melhor campanha do Verdão que assim conquistava o seu primeiro título nacional.
Não houve rebaixamento nesta edição.
1971
Os três finalistas formaram um triangular com jogos só de ida. O clube que somar mais pontos nessa fase será o campeão. Campeão e Vice ficaram com as vagas para a Libertadores de 1972.
Não houve rebaixamento nesta edição.


Postagem Anterior Próxima Postagem